Frases neurolinguistica 1

Tempo de leitura: 14 minutos

O olhar da PNL através de grandes pensadores

Frases_1

“Perguntas de alto nível criam uma vida de alto nível. Pessoas bem sucedidas fazem melhores perguntas e, como resultado, obtêm melhores respostas.” Anthony Robbins - Como assim?

A arte de fazer perguntas é um dos principais pilares da PNL. Não existem perguntas certas ou erradas, mas existem perguntas bem feitas, que levam a respostas concretas e perguntas rasas, que direcionam as respostas de maneira superficial.

Você sabia que na PNL existe uma estrutura focada somente em fazer perguntas? Ela se chama Metamodelo!

Seria impossível abordar a profundidade deste tema somente com este espaço aqui… Então, fique de olho que em breve tem vídeo sobre o assunto vindo por aí!

Mas para não te deixar ir embora sem um exemplo prático, vou te mostrar como a pergunta certa pode te levar por caminhos promissores.

Vamos analisar uma situação, suponhamos que você está em busca de um novo emprego e por um acaso você é apresentado, em uma situação informal, ao gerente de uma instituição que você gostaria de trabalhar.

Vamos a cena clássica, muitos aqui já iriam direto a pergunta, como estão as coisas lá na empresa? Tem vaga? (entre outras variações com a mesma intenção).

Imaginado uma segunda possibilidade, você poderia estruturar a seguinte pergunta: “Opa, que ótima oportunidade te conhecer aqui! Gosto muito desse ramo. Inclusive, estava estudando sobre ele na última semana. Percebi que os índices X têm sido promissores. Vocês abordam esse tipo de análise na empresa?

Agora, imagine-se no lugar deste gerente, qual das duas perguntas interessa a ele para prosseguir com a conversa?

Claramente a segunda possibilidade… A partir desse ponto, você já teria ganho mais alguns minutos da atenção do gestor, para manter a sintonia (Rapport) e apresentar ainda mais o seu valor. Viu?!

Uma outra situação.. Você acabou de conhecer alguém muito rico financeiramente. Ao invés de perguntar quanto a pessoa tem, ou qual é o patrimônio dela, imagine o potencial de aprendizado em perguntar quais foram as estratégias dela para construir a fortuna?!

Pensar em boas perguntas sempre vale a pena!

Frases_2

“Você erra todo arremesso que não tenta” Michael Jordan - Tem certeza?

Podemos dizer que essa frase contém um dos principais fundamentos da PNL!

Uma das grandes bases dos estudiosos e criadores da Programação Neurolinguística, veio através de algo extremamente simples em conceito e complexo em execução!

Tem ideia do que seja?!

É o que chamamos de modelo TOTS!!! Esse conteúdo baseou todo conhecimento que foi desenvolvido por Richard e Bandler! Ele pode ser traduzido como: Testa -> Opera -> Testa -> Sai (TOTS).

O tots consiste na simples experimentação e avaliação do sucesso conforme o resultado da ação. A ideia implícita no modelo é que você teste as possibilidades até atingir o resultado desejado. Ou seja, não julgue a estratégia antes de “colocá-la em jogo” e na sequência fazer os ajustes necessários.

Vou dar um exemplo beeeemm fácil de entender. Quando você vai tomar banho, antes de entrar no chuveiro existe um processo a ser executado. Primeiro você liga a água (inicia a ação), depois coloca a mão para ver se a água está em uma temperatura agradável (Testa), altera o fluxo de água quente/frio para temperar a água (Opera), então, coloca a mão novamente para verificar se está na temperatura ideal (Testa) e se agradar você entra de baixo do chuveiro (Sai). Caso não esteja em uma boa temperatura você retorna ao passo anterior, opera novamente, testa novamente e então se molha. Simples assim! Ninguém abre o chuveiro e se enfia debaixo dele sem antes testar e operar.

Assim também acontece na nossa vida! Um constante ajuste de Teste Opera Testa Sai! Avaliando sempre o resultado das ações e estratégias e não o seu julgamento antes de fazer acontecer!

E ai, bora testar?!

Frases_3

“É impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada.” - George Bernand Shaw - Será?

De acordo com a PNL, a nossa capacidade de mudar pensamentos, atitudes e comportamentos é a garantia de que qualquer pessoa pode atingir o sucesso que busca! Independente de qual seja a sua definição de sucesso!

Sabendo que os pensamentos geram as atitudes e na sequência provocam os resultados, qualquer pequena alteração em como pensamos sobre determinada situação ou assunto, impacta diretamente nos nossos resultados!

Aqui vem a melhor parte! A PNL acredita que as pessoas possuem todos os recursos necessários para qualquer tipo de mudança. A partir disso as reprogramações mentais na nossa linguagem e no nosso pensamento podem ser extremamente positivas para nos ajudar a chegar onde almejamos!

Então, chegou a hora de investirmos e darmos valor aos pensamentos que sondam a nossa cabeça!

Quem sabe, uma pequena análise sobre como estamos olhando uma situação, já pode auxiliar você a ter pensamentos mais estruturados e gerar resultados mais satisfatórios.

Vamos fazer um exercício rápido! Escolha uma situação na qual você não está satisfeito no momento… Agora, observe quais pensamentos vieram a sua mente imediatamente em relação a essa situação. O próximo passo é analisar qual pensamento você pode influenciar e na sequência elaborar estratégias de como transformar esse pensamento em algo que te traga mais força e dedicação para que possa interferir de uma maneira melhor na situação.

Nós somos os únicos seres vivos capazes de pensar sobre o que pensamos, vamos aproveitar essa capacidade para elaborar melhor o nosso fluxo de pensamentos! Vamos nessa?!

Frases_4

“A missão de todos nós é agregar valor à vida, viver uma vida repleta de sentido e propósito.” Carlos Hilsdorf - Como assim?

Você já pensou sobre sentido, propósito e missão?! Provavelmente sim…

Dentro da PNL trabalhamos diversos assuntos e ao final de uma jornada de aprendizados chegamos a construção contínua de uma missão de vida. A qual nunca será completa e imutável e sim ampliada e modificada a cada dia.

De maneira resumida e para te dar um norte nesta busca, preparamos uma sequência lógica para te ajudar no início dessa caminhada pela descoberta da sua missão e propósito de vida. Assim, você pode analisar o mundo de uma perspectiva diferenciada.

Podemos dizer que uma visão ampla do seu lugar no mundo, gera a missão, e uma missão alinhada gera objetivos claros, que na sequência se transformam em metas, desdobradas em tarefas diárias. Para nortear tudo isso nos baseamos nos nossos valores, ou seja, o que realmente importa para nós. Eles são as “regras” do jogo que você escolhe e estes valores são sustentados por critérios!

Assim, fica mais fácil olhar cada um dos pontos e ir construindo eles passo a passo, preenchendo cada uma delas na sequência que as informações ficam claras na sua cabeça: Visão -> Missão -> Objetivo -> Metas -> Tarefas -> Valores -> Critérios de valores

Para te ajudar a encontrar essa sequência de descobertas, é importante levar em consideração as suas opiniões, desejos, experiências passadas, planos futuros… Aqui, também é interessante consultar amigos e pessoas próximas para te ajudarem a identificar pontos positivos que você possui. Você pode usar perguntas como: • Porque vocês acham que eu sou importante na vida de vocês? • O que vocês imaginam que eu faço no meu dia a dia? • Quais seriam os diferenciais que eu poderia ter na vida para me destacar ainda mais? • Qual é a diferença que vocês acham que eu já faço para o mundo? • O que vocês acreditam que eu faço que me torna único (a)? E a partir de todas essas informações, elaboradas por você e por pessoas próximas você pode filtrar e começar a desenhar a sua missão!

Lembre-se, esse é um processo contínuo! Então, chegou a hora de fazer acontecer!

Frases_5

“Uma mente aberta a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original.” Albert Einstein - Será?

Alguma vez você já pensou sobre isso?! Sempre que aprendemos algo novo, expandimos a nossa consciência, ou seja, tiramos aquela informação do nosso inconsciente e trazemos ela para a consciência. Ampliando a nossa visão do todo. Assim, ampliamos a nossa mentalidade.

Depois de aprendermos algo é impossível não considerar esse conhecimento quando enfrentamos novas situações.

Como um dos pressupostos da neurolinguística nos diz, sempre respondemos com as melhores opções disponíveis no momento. Podemos dizer que o nosso cérebro consulta todos os conhecimentos e possibilidades, avaliando ganhos e perdas antes de agir. O potencial de expansão da mente, através do nosso conhecimento, é gigantesco.

Assim, quando aprendemos algo novo, que faz sentido, tenha coerência e conexão com os nossos pensamentos, é impossível não considerar esse aprendizado nas nossas ações! Ampliar a nossa consciência é um processo contínuo que pode ser estimulado dia a dia!

Frases_6

“Eu gosto do Impossível porque lá a Concorrência é Menor.” Walt Disney - Como assim?

O criador do Mickey e dos famosos parques da Disney foi a frente do seu tempo! Ele foi uma das referências de estudo da PNL. Walt inventou um método de criação chamado estratégia Disney de criatividade…

Você quer saber como ele faz para ter e realizar essas façanhas de sucesso?

A dinâmica é dividida em 3 partes principais e foi mapeada por Robert Dilts. Nela, existem 3 “personalidades” diferentes: o sonhador, o realizador e o crítico. Primeiro você define qual questão quer solucionar, na sequência você assume a primeira personalidade, o papel do sonhador.

Como sonhador você deve “sonhar”, imaginar qual o “melhor dos mundos” para resolver essa questão de uma maneira inovadora. O papel do sonhador é viajar no mundo das ideias, sem julgamentos e sem deixar que nenhum outro pensamento que não seja satisfatório ganhe força.

Depois de coletadas as ideias a segunda personalidade entra em ação, o Realizador. Chegou a hora de viabilizar a realização dos projetos. Nesse papel é importante selecionar as ideias mais relevantes e traçar planos e estratégias para realizar o sonho idealizado.

Depois dessa etapa de planejamento iremos assumir a terceira personalidade, o crítico. A função do crítico é encontrar pontos fracos no projeto e fazer críticas construtivas para o projeto. Neste momento, somente críticas construtivas e o levantamento de pontos fracos são autorizados. Ideias e soluções serão feitas nas personalidades de sonhador e realizador (que podem ocorrer novamente em ciclos).

Para entrar em cada uma das personalidades - sonhador, realizador e crítico - Walt Disney utilizava roupas e chapéus diferentes com a sua equipe. Ele chegava no trabalho com todas as caraterísticas da personalidade que era escolhida e necessária para aquele dia. Conforme as palavras de um dos parceiros de Disney: “… havia na realidade três diferentes Walts: o sonhador, o realista e o desmancha-prazeres. Você nunca sabia qual deles viria para a reunião”.

E aí, se animou para colocar em prática?! Então, chegou a hora!

Frases_7

“É impossível não responder a uma pergunta.” Será?

Eu posso te provar.. Ficou curioso???

Segue o raciocínio… . . . .

Tenho certeza que se você chegou até aqui, você respondeu que sim para a questão “ficou curioso”, se você tivesse lido o início e passado o feed para o próximo post, a resposta seria não… Sendo assim, de ambas as formas você respondeu a questão.. Às vezes as respostas não são verbais, mas mentais.. Somos automaticamente programados para responder.

Sabe aquela história de “não pense em um elefante rosa de bolinhas laranjas”? É impossível bloquear a sua imaginação, o cérebro precisa criar uma imagem do que não pode pensar, antes de não pensar… Por isso dizemos que impossível não pensar no tal elefante rosa de bolinhas laranjas =)

O mesmo acontece com as perguntas.. As respostas já são estímulos automáticos para o nosso cérebro! Sempre que uma pergunta nos é feita, automaticamente nosso cérebro já busca uma resposta.. Que pode não ser externalizada, mas já foi respondida “internamente”!

Frases_8

“Se você não traçou um plano para você mesmo, é possível que você caia no plano de outra pessoa. E adivinha o que ela planejou para você? Não muito.” Jim Rohn - Como assim?

Você já se perguntou sobre isso? Quais seriam os planos que você realmente traçou para você?!

Não estou querendo dizer que as pessoas ao seu redor não tenham boas intenções e não queiram te ajudar ao te incluir no plano delas, porém, é importante refletir se esse plano de alguma maneira se entrelaça com o que você deseja para a sua vida.

Por esse motivo é essencial traçar os seus objetivos e dar atenção a sua própria voz, aos seus desejos, as suas conquistas e ao que faz com que você se sinta realizado . Esse planejamento não se resume somente a uma área específica da sua vida, podemos analisar e planejar os objetivos dentro das mais variadas esferas: fisiológica, emocional, financeira, intelectual, espiritual e social.

Separar um tempo para pensar sobre os seus planos é algo que tradicionalmente fazemos na consolidada data dos primeiros dias de janeiro. Mas, geralmente, essas “metas de ano novo” logo se perdem ao longo da retomada da rotina.

O que quero trazer aqui é a importância de constantemente separar um tempo para olhar para essas questões ao longo de outros períodos do ano e valorizar cada um dos dias e das vivências em busca das suas diferentes conquistas e experiências.

Se considera a construção de objetivos sólidos algo importante para a sua vida, continue me acompanhando que vou trazer mais dicas de como estruturá-los e vivenciá-los de maneira plena!

Frases_9

“A dúvida é o princípio da sabedoria.” Aristóteles - Tem certeza?

A arte de se questionar é o primeiro passo para construir novas e melhores associações a respeito de qualquer tema ou experiência de vida!

As nossas questões diárias são as que nos movem rumo às nossas realizações!

Como não poderia faltar… O questionamento que quero te trazer hoje é: “Você realmente tem feito as perguntas certas para te impulsionar onde quer chegar?!”

Frases_10

“É fácil trocar as palavras, difícil é interpretar os silêncios! É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar! É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração!” Fernando Pessoa - Como assim?

Você já se perguntou o quanto você consegue absorver e aproveitar das experiências que o mundo te proporciona?

Você realmente consegue interpretar todas as informações e sensações que estão disponíveis ao nosso redor?

Na PNL trabalhamos um conceito chamado acuidade sensorial, uma característica muito presente nos artistas. Acuidade sensorial é a capacidade que temos de experienciar e absorver as situações com base nos nossos 5 sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.

Vamos fazer um pequeno experimento! Quando for tomar o seu próximo banho, tome ele com a luz do banheiro apagada e se possível de olhos fechados pelo maior período de tempo que conseguir. Você vai perceber que existem muito mais coisas acontecendo nesta experiência do que as que você poderia imaginar.

Sempre que minimizamos um dos sentidos (no nosso exemplo, a visão), começamos a absorver a experiência com os nosso outros sentidos e ampliando a nossa acuidade sensorial.

Quando descobrimos que representamos a realidade de acordo com nossos sentidos, percebemos que uma parte significativa dessa realidade passa despercebida em nossos canais sensitivos.

Os indivíduos com maior sensibilidade conseguem captar mais da realidade, avaliando, processando e armazenando com mais eficiência todas as derivações que ocorrem em nossa representação de mundo.

Assim, temos uma interação mais rica e plena do mundo exterior para tomarmos decisões mais assertivas e completas.

E aí, vamos embarcar nessa descoberta?! É simples e poderoso vivenciar a vida com acuidade sensorial aguçada!

Você pode começar ouvindo uma música totalmente focado em identificar um instrumento por vez, ou ainda, você pode deitar na grama e ficar tempo suficiente para sentir as mudanças de temperatura do solo… As possibilidade são infinitas!

Inscreva-se e Receba Novidades