Quarteto Fantastico Neurotransmissores

Tempo de leitura: 6 minutos

As 4 substâncias que deixam o seu cérebro sensacional!!!

quarteto_cla

ENDORFINA

Endorfina_1 Endorfina_2 Endorfina_3

Você já se preocupou em como produzir as melhores substâncias cerebrais para o seu bem estar?!

Vou te ajudar nessa jornada, bora lá?!

O primeiro integrante do nosso quarteto fantástico é um neuro-hormônio, chamado endorfina! A palavra “endo” significa interno e “morfina” significa analgésico, por isso, essa substância é tão importante!

Quando ela reduz dores e produz a sensação de bem estar, podemos liberar os nossos mecanismos de pensamento para focar em outras questões.

Ok, interessante, agora você pode estar se perguntando, como eu faço para produzi-la?! É simples, a endorfina é liberada principalmente quando realizamos exercícios físicos e seus efeitos podem ser sentidos durante horas após a sua liberação.

Vou te dar um exemplo simplificado para nunca mais esquecer… O nosso corpo foi evoluindo principalmente para garantir a nossa sobrevivência. Quando realizamos alguma atividade de esforço físico (na maioria das vezes em uma academia) estamos em um ambiente seguro, porém, nem sempre foi assim.. Há muitos anos atrás esse esforço físico era realizado dentro da floresta em situações de risco, como por exemplo, a fuga de algum animal selvagem… Assim, nosso cérebro libera endorfina (com efeito anestésico) porque identificava uma situação de vida ou morte! Hoje em dia a situação é diferente, estamos em locais seguros, porém, o mecanismo de liberação de endorfina permanece o mesmo.

Outras formas de liberar endorfina são, comendo chocolate ou dando boas gargalhadas. O seu cérebro automaticamente entende que esta é uma situação de prazer e produz a endorfina, porém, em menor quantidade do que produz quando você pratica exercícios. Não tem jeito, o chocolate pode ajudar, mas não substitui o exercício físico, nada de trocar umas gotas de suor por cacau, hein?!

SEROTONINA

Serotonina_1 Serotonina_2 Serotonina_3

Vamos ao segundo integrante do nosso quarteto fantástico! O neurotransmissor responsável pelo nosso regulador de humor, sono e saciedade!

Quer se sentir mais bem humorado? Fique atento aos níveis de serotonina do seu cérebro!

“Falar é fácil, quero ver você vir aqui cumprir a minha rotina e ainda por cima ser bem humorado!” Essa é uma frase que já ouvi de muitos colegas! A minha primeira resposta é: A rotina terá que ser cumprida independente do seu humor, será que não é melhor pensar em forma para melhorá-lo, ao invés de amaldiçoá-lo?!

Mas é claro que não falo isso tão descaradamente! Minha função é ajudar eles e você a cumprir essa missão de aumentar a serotonina!

Vamos lá! Como esse é um hormônio produzido em situações de relaxamento, separei algumas atividades simples que podem ajudar na sua produção. Uma forma fácil de produzi-lo é tomar sol com frequência. Porque em um dia de clima bom, você não faz uma reunião informal do lado de fora da empresa, um alongamento com toda equipe ou então uma conversa com o cliente ao ar livre?!

Outras sugestões: fazer carinho no seu PET antes de ir para o trabalho, trazer boas memórias a lembrança, meditar 10 minutos ou focar na respiração consciente…

Eu tenho um ex-colega de trabalho que faz algo sensacional para mudar o humor e produzir serotonina! Ele não gosta muito de algumas atitudes de um dos chefes, porém, não pode interferir e precisa conviver bem com o superior.. Então, toda vez que ele precisa ir falar com essa pessoa, ele imagina o chefe como um personagem, o pateta!

Assim, ele consegue conversar com ele sem se irritar ou transformar o seu bom humor. Obviamente que o chefe não sabe disso.. kkk… mas com certeza isso ajuda ambos a evitarem problemas de convivência e de quebra auxilia na melhora do humor e na produção de serotonina.

DOPAMINA

Dopamina_1 Dopamina_2 Dopamina_3

Quem não gosta de um bom reconhecimento hein?!!

O nosso cérebro é fascinado pelo prazer das recompensas! A dopamina, o nosso terceiro integrante do quarteto fantástico, é uma das substâncias responsáveis por proporcionar essas sensações!

Pesquisas mostram que quando recebemos mais do que imaginamos, nossos níveis de dopamina aumentam e junto ampliam também nosso desejo e motivação para mais recompensas.

Se você tem interesse em sentir prazer e de quebra aumentar os níveis de atenção, motivação e memória, aqui está a chave! Aumente a produção de dopamina no seu cérebro!

Como minha função é te ajudar nessa missão, vamos à algumas estratégias! Foque sempre em criar sistemas de recompensa para o seu cérebro e priorize celebrar as conquistas proporcionando reconhecimentos estimulantes. Pense no processo de educar uma criança… Se fizer algo bem feito, ganha algo no final…Nosso cérebro funciona da mesma maneira!

Não precisam ser grandes feitos, mas um simples banho quente após um bom dia de trabalho, uma taça de vinho com amigos, ou um aperto de mão sincero de um cliente podem liberar essas substâncias.

Porém, é importante que eles sejam conscientes.. Você precisa identificar ao seu cérebro que isso está ocorrendo porque houve um esforço e um bom resultado anterior… Não vale fazer sem pensar e depois dizer que essa era a recompensa… Seria como dar uma bala à uma criança e no dia seguinte dizer à ela que ganhou a bala ontem porque arrumou a cama hoje.. A recompensa precisa ser consciente antes e durante a “comemoração”!

Se você possui um time de trabalho, essa é uma ótima oportunidade para repensar com eles um ciclo de recompensas que estimulem e motivem todos para potencializar os resultados utilizando como grande aliado a produção de dopamina no sistema!

OCITOCINA

Ocitocina_1 Ocitocina_2 Ocitocina_3

Love is in the air! 🎵🎶

O último componente do nosso quarteto fantástico é a ocitocina!! Aquela que chamamos de hormônio do amor!

Ela está relacionada com a nossa capacidade de nos sentirmos bem, confiantes e aceitos socialmente! Para produzi-la basta termos mais contato humano e potencializar os nossos vínculos afetivos…

O abraço é um dos maiores exemplos de produtor de ocitocina! Não é à toa que quando não estamos nos sentindo bem, um abraço acolhedor pode fazer toda diferença!

Podemos dizer que ao longo da pandemia, durante várias situações a produção dessa é a substância foi prejudicada pela necessidade mantermos o distanciamento social. Porém, demonstrações de carinho, respeito e interesse pelas ideias dos colegas de trabalho ou integrantes da família podem fazer toda a diferença!

A prática de boas ações individuais e em conjunto também podem potencializar a produção da ocitocina. E aí, vamos inundar o dia com atitudes que favorecem a produção deste poderoso hormônio?!

Existem 4 principais neurotransmissores que provocam no cérebro as nossas boas sensações emocionais. São eles: Endorfina, Serotonina, Dopamina e Oxitocina.

Quarteto_esc

Gostou?! Agora cgou a hora de produzi-los!

Inscreva-se e Receba Novidades