Frases neurolinguistica 2

Tempo de leitura: 12 minutos

O olhar da PNL através de grandes pensadores

Frases_13

“A maior glória de viver não está em nunca cair, mas em nos levantar toda vez que caímos.” Nelson Mandela - Tem certeza?

Cair é humano, desde pequeninos, aprendemos a andar após várias tentativas que resultaram em quedas.. Nos desafios da vida o processo é o mesmo, às vezes nos equilibramos mais rapidamente, às vezes algumas quedas são necessárias e importantes para nos fortalecer! Só assim o nosso caminhar se torna sólido e seguro.

Sempre após um tombo, ou um resultado insatisfatório, eu gosto de me lembrar de um dos pilares que sustentam a programação neurolinguística, um pressuposto que diz: “Não existem fracassos, apenas resultados”. Cabe a nós darmos o real significado a essa experiência e extrair dela o melhor aprendizado.

Vale muito mais a pena gastar energia pensando em novas soluções e atitudes que podem gerar resultados mais satisfatórios do que direcionar essa energia para ficar horas nos culpando. Concorda?!

Sei que essa é uma mudança de pensamento que exige treino, dar um novo direcionamento ao foco no resultado é uma capacidade que se aprimora diariamente! ;-)

Frases_12

“Até você se tornar Consciente, o Inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de Destino.” Carl Jung - Como assim?

Um dos pressupostos da PNL afirma que todos nós possuímos 2 níveis de comunicação, consciente e inconsciente.

Como um amante das etimologia das palavras resolvi pesquisar a definição da palavra ciência e encontrei a seguinte resposta no dicionário de Oxford: “Corpo de conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, identificação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, e formulados metódica e racionalmente.”

Sendo assim, tudo que temos “ciência” encontra-se no nosso consciente (com + ciência), já os demais conhecimentos (que não raciocinamos sobre), fazem parte do nosso inconsciente.

Com a comunicação, não é diferente! Nos comunicamos com elementos que pensamos sobre, que podem ser as palavras, frases ou outros elementos que construímos conscientemente para aquela ocasião e ao mesmo tempo também nos comunicamos de maneira inconsciente, como por exemplo, nossas expressões faciais, gesticulações automáticas, relação entre fatos passados…

O autor da frase de hoje nos instiga a busca de tomar ciência dos nossos passos rumo ao futuro e eu deixo para você a reflexão da importância de tomar ciência a respeito da sua comunicação, consciente e inconsciente!

Frases_11

“Nossas escolhas são nossas escolhas. Não admita que ninguém escolha por você: seu trabalho, seus amigos, seus amores, suas cores, suas dores, seus deleites, seus devaneios, seus sonhos, seu caminho – tudo, enfim. E, principalmente, como ser Feliz!” - Menah Catelli Como assim?

Poder fazer escolhas de maneira consciente é uma das nossas maiores dádivas. Não sei se você acredita nisso, mas eu gosto de pensar que o lívre arbítrio é o presente mais valioso que Deus deu à humanidade. A partir do nosso poder de escolha podemos direcionar tudo ao nosso redor!

Você já se perguntou sobre o porquê faz as coisas? Tipo, porque você trabalha? Porque você ganha dinheiro? Porque você quer dar uma boa qualidade de vida a sua família? porque, porque…?! Esses infinitos porquês? Tipo aquelas crianças curiosas que não param de perguntar porque em cima de cada um das respostas que você dá?!

Faça esse exercício com você e com as pessoas próximas e logo irá perceber um padrão! Ao final de todos os porquês, chegamos sempre a uma única resposta (que pode ter algumas variações, mas o sentido ;e o mesmo)… porque eu quero ser feliz!

E aí vêm a grande questão que nos conecta com a frase de Menah Catelli - Faça as suas escolhas consciente!

Não terceirize as suas escolhas ou as justifique em coisas que no fundo você acredita que não são as melhores para você. Muitas vezes fatores externos, como o ambiente em que estamos inseridos, podem influenciar drasticamente as nossas escolhas, mas a decisão de pesar esses fatores externos e internos é só sua. Afinal, a sua felicidade está em jogo.

Por isso, esteja sempre atento à sua conexão interior e aos sinais que podem te ajudar a nortear melhor as suas escolhas. O autoconhecimento é um dos meios mais eficientes de fortalecer essas conexões e auxiliar nas boas decisões!

Grandes mudanças também ocorrem a partir de pequenas escolhas e decisões diárias!

Frases_14

“A genialidade é a capacidade de realizar aquilo que existe no pensamento.” Francis Scott Fitzgerald - Será?

E aí? Como anda a realização das ideias que pairam na sua cabeça?

A reflexão de hoje é um pouco contraditória, quando li esta frase pensei o quanto caminhamos por uma linha tênue entre genialidade e mediocridade… Quando olhamos para a definição clássica, ou o consenso social de genialidade, sempre nos vem à mente a ideia de alguém esplendidamente iluminado, ou de alguém que possui um dom para alguma aptidão natural extraordinária.. Certo?!

Porém, Francis nos questiona quanto a isso e traz esse conceito de genialidade justamente para um patamar realista e realizável… Onde um gênio, nada mais é do que alguém que se empodera das próprias ideias e coloca elas em jogo, faz acontecer e as torna reais..

Ele literalmente nos dá a oportunidade de sairmos da mediocridade, como conceito literal de qualidade média, comum; mediano, para a posição de genialidade, por simplesmente fazer acontecer, eliminando as dúvidas e os monstros que criamos dentro da nossa própria cabeça.

Nos impulsiona a colocar a mão na massa e realizar o que está nos nossos pensamentos..

E ai, topa caminhar rumo a genialidade comigo?! Bora fazer os nossos pensamentos se transformarem em realidade?

Frases_15

“No final das contas, não são os anos de sua vida que contam. É a vida em seus anos.” Abraham Lincoln - Como Assim?

Você já se perguntou sobre isso? O quanto tem realmente vivenciado os seus dias? Será que você está aproveitando os minutos no estado presente, sem pensar exaustivamente no futuro ou estar preso às amarras do passado?

Na PNL o estado de presença é um dos temas mais ricos que podemos abordar! Antes de nos comunicarmos bem, é necessário sermos bons ouvintes e observadores! Isso só é possível se estivermos presente no momento!

É uma questão de treino e de concentração! Existem muito mais informações ocorrendo ao nosso redor do que realmente estamos observando. Um bom praticante de PNL desenvolve constantemente a sua acuidade sensorial, para captar muitas informações. Assim, temos uma interação mais rica e plena do mundo exterior para tomarmos decisões mais assertivas e completas.

Quer desenvolver um pouco mais a sua acuidade sensorial?! Vou te passar um exercício simples, prazeroso e muito rico… No seu próximo banho, tape os olhos com uma faixa, ou mantenha eles fechados durante toda a atividade. Eliminando um dos seus sentidos, a visão, irá perceber que existem muitos outros elementos a serem observados nessa experiência.

Se quiser praticar mais, na sua próxima conversa com alguém de confiança, peça para ela contar uma história e faça uma escuta totalmente ativa, sem deixar que nenhum pensamento interrompa a sua concentração durante a escuta daquela pessoa. Observe cada entonação, gesticulação, ritmo e os detalhes das informações que está ouvindo.

O mundo é muito rico de detalhes, mas só podemos perceber quando paramos para observar!

Frases_16

“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.” Vinicius de Moraes - Como Assim?

Quando penso na palavra encontro, logo me vem à mente uma imagem algo intenso, algo mágico e altamente agradável!

De primeira imagino duas ou mais pessoas juntas, ainda mais nesses últimos tempos, que temos vivenciado o isolamento social de forma tão presente..

Mas logo depois já consigo visualizar um encontro interno, um alinhamento de consciente e inconsciente, de linguagem falada e linguagem corporal, de pensamento e atitude e por fim de ser e ter…

Quase que instantâneamente esse pensamento e essa frase me conectam com a pirâmide mais impressionante que já aprendi em todos os meus anos de estudos com a programação neurolinguística, a pirâmide dos níveis neurológicos.

Nela existem 6 patamares que definem a forma com que a PNL enxerga a nossa vida e as nossas experiências, de maneira individual e sistêmica.

De baixo para cima, os níveis dessa pirâmide são: ambiente, comportamento, capacidades, crenças/valores e identidade. Uma pequena alteração em qualquer um dos níveis, tem potencial para gerar qualquer mudança que desejamos.

Aqui você pode me perguntar, mas o que isso tem a ver com as palavras de Vinicius?!

Vou te contar… O encontro dos níveis dessa pirâmide e o seu alinhamento com o que buscamos, nos proporciona atingirmos a nossa melhor versão e curtirmos essa caminhada!

A nossa vida é uma constante busca pelo aprimoramento de todos esses 6 níveis neurológicos, onde o melhor arranjo de ambiente, comportamento, capacidades e crenças/valores formam a nossa identidade!

Sendo assim, buscar uma nova identidade, ou fortalecer a sua identidade atual, requer um conhecimento profundo de cada um desses níveis e seus encontros com a sua realidade.

Frases_17

“Invista em você mesmo. A única maneira fácil de valer 50% a mais do que você agora é, pelo menos, é aprimorar suas habilidades de comunicação – tanto escritas quanto verbais. Se você não consegue se comunicar, é como piscar para uma garota no escuro – nada acontece. Você pode ter todo o poder do cérebro no mundo, mas você tem que ser capaz de transmiti-lo. E a transmissão é comunicação.” Warren Buffett

Toda semana eu repenso sobre frases “famosas” e com cuidado e reflexão, faço a ligação entre a ideia do autor e os conteúdos de PNL…

Ao longo dessa última semana me deparei com essa fala de Warren Buffett e simplesmente, achei tão auto explicativa e 200% relacionada com a programação neurolinguística, que nada mais tenho a acrescentar! Ele deixou claro a importância de desenvolvermos a nós mesmos e a nossa comunicação, ;-)

Frase_18

“Primeiro, tenha um ideal prático definido e claro; uma meta, um objetivo. Segundo, tenha os meios necessários para atingir seus fins; sabedoria, dinheiro, materiais e métodos. Terceiro, ajuste todos os seus meios para esse fim.” Aristóteles - Como assim?

E lá vamos nós novamente, associar esse reconhecido filósofo aos ensinamentos da PNL!

Aristóteles já dizia, metas e objetivos claros! Nada melhor do que dar passos conscientes rumo ao que estamos procurando.. Na PNL não é diferente, dentro dos seus ensinamentos aprendemos 9 passos principais para definir objetivos de excelência, são eles:

1.Positivo 2.100% controlável 3.Contextualizado 4.Evidenciável 5.Ecológico 6.Recursos 7.Alternativas 8.Primeiro passo 9.Data de início Para te ajudar compreender melhor cada um desses passos eu preparei um presente para você, acesso o link da bio e entre em Objetivos de excelência. Lá você terá acesso a um pdf e uma aula gratuita para delimitar seu objetivo é iniciar a caminhada rumo a sua realização.

Ou acesse o link: https://expertar.com.br/objetivos_excelencia/

Frase_19

“O sucesso geralmente vem para aqueles que estão ocupados demais para procurá-lo.” Henry David Thoreau - Será?

Quando eu li essa frase, automaticamente me veio à cabeça aquela outra famosa expressão “Quem trabalha muito não tem tempo para ganhar dinheiro”…. E junto com as duas frases, um turbilhão de outros questionamentos começou a borbulhar na minha mente…

Esse sucesso de Thoreau estaria relacionado ao ganhar dinheiro do ditado popular? Ou, sucesso quer dizer muuuito mais que isso? O que é sucesso para você?

Será que a geração que não possui pausas e que esqueceu do que é vivenciar o tédio está precisando de uma pausa ou de mais movimento? Em que direção deve ser o seu próximo passo ou pausa?

Será que as boas ideias surgem no ócio ou no movimento? Qual foi a sua última boa ideia?

Depois da pandemia deveríamos acelerar para “correr atrás do tempo perdido” ou acalmar, para valorizar o que mais importa?

Nossa, quantas reflexões em uma só… Fiquei aqui, por vários minutos encontrando as respostas que, para mim, fazem sentido!

E hoje, ao invés de trazer uma relação com um tema de neurolinguística, quero somente te convidar a separar algum tempo e respondê-las, com sinceridade! Para você mesmo, em busca das suas respostas.

Frase_20

“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.” William Shakespeare - Como assim?

Com muito mais frequência do que imaginamos, possuímos medo do nosso potencial! Parece contraditório, mas muitos de nós tem medo do sucesso, ou de atingir o que deseja. Na maioria das vezes são mecanismos que construímos inconscientemente, mas eles estão diretamente relacionados com os nossos resultados.

Existe uma equação bem simples que diz o seguinte: Seus resultados são iguais ao seu potencial menos as suas dúvidas (R = P - D). É importantíssimo parar para refletir sobre onde gostaríamos de chegar, ou o que gostaríamos de realizar e avaliar com calma, os medos, conflitos e dilemas envolvidos. Não temos costume de nos visualizarmos no futuro, ou quem sabe de imaginar quais são as perdas e ganhos que cada situação, de questionar de maneira consciente nosso medo.

Esses passos de autoconhecimento são fundamentais para podermos extrair a nossa melhor versão e mesmo com medo, nos divertirmos no caminho rumo às nossas realizações… por vezes assumimos riscos, outras damos passos para trás.. Mas sem perder a nossa coragem de caminhar!

E aí, bora explorar mais esse potencial e eliminar umas dúvidas por aí?!

Inscreva-se e Receba Novidades