Afinal o que é a pnl?

Tempo de leitura: 4 minutos

Afinal, o que é a PNL?

Na primeira vez que ouvi falar em Programação Neurolinguística, deveria ter pensado “Olha aí, que nome legal”, mas não foi bem isso que aconteceu, a primeira coisa que me veio à mente foi: “O que exatamente isso aí quer dizer?!”.

Foi assim que começou a minha curiosidade e também a ideia deste artigo. Ao longo do texto espero te ajudar a entender um pouco mais do que é essa tal PNL!

Fui na fonte procurar o professor do curso, e descobri que o Edi explica muito facilmente que a PNL é uma técnica que por meio de uma Linguagem (verbal e não-verbal), você aprende a Programar o Cérebro e assim obtém melhores resultados. Vou deixar aqui a explicação completa feita por ele mesmo:



Legal! Mas como assim? Vem comigo que vou te dar mais detalhes!

Nosso cérebro funciona como um computador, ou para os mais novinhos como eu, um celular. Temos programas instalados para diferentes ações. Programas que nos ajudam a tomar decisões, por exemplo: como construir uma rotina, como escolher um parceiro romântico, como chamar a atenção dos nossos filhos e por aí vai.

Esses programas foram instalados no nosso cérebro ao longo da nossa vida e foram programados inicialmente pelos nossos pais, depois colegas da escola, professores, ambientes que frequentamos… Ao longo da vida, vamos testando e alterando esses programas. Podemos aprender um comportamento ou compreender um sistema de várias formas, ao ouvir algo, ou seja através da nossa linguagem verbal ou através de experiências que temos em diferentes situações.

Na PNL, estudamos e aprendemos técnicas para atualizar esse programas em nossos cérebros, para que possamos nos comportar, pensar, sentir e agir da forma que gostaríamos, no momento de vida que estamos agora!

Para isso, temos um conjunto de crenças, comportamentos e técnicas, que nos permitem mudar e atualizar os programas em nossas cabeças, todos por meio da Linguagem. É claro que eu não conseguiria explicar todos os conteúdos e técnicas aqui em um só artigo, afinal, o praticante de PNL (que é o curso do primeiro nível de aprofundamento neste conhecimento) possui 108 horas de formação!

Mas uma coisa eu posso te garantir, quando terminar o Practitioner de Programação Neurolinguística você terá aprimorado Muito a sua Comunicação e saberá os passos para atualizar os “programas” da sua mente e das pessoas que convivem contigo.

Para dar um gostinho de quero mais, vou te explicar brevemente um conteúdo simples e muito útil, ele é uma das bases da Programação Neurolinguística!

Chama-se TOTS - Testa, Opera, Testa, Sai

O TOTS é um modelo de estratégia para atingir seus objetivos. Seu foco é testar formas de ação que que te ajudem a atingir seu objetivo, sem desistir antes de conseguir. Para começar, vamos definir qual é o nosso objetivo.

Assim podemos iniciar o teste. Primeiro vamos Testar se a nossa realidade atual é igual ao nosso objetivo definido. Se não for, Operamos uma ação que acreditamos que nos levará a atingi-lo. Depois dessa operação, Testamos novamente para ver se o que estamos vivendo agora já está igual ao nosso objetivo inicial. Se, novamente, não estiver: voltamos a Operar. E repetiremos esse ciclo até o nosso resultado alcançar o objetivo desejado. Quando isso acontecer, passamos para o último passo, a Saída.

De primeira, sei que parece simplista, mas utilizar o conceito do TOTS, faz com que você poupe energia “culpando-se” pelo que deu errado, entendendo que são apenas resultados de uma operação e que com uma nova “operação” outros resultados surgirão. É como regular a água do chuveiro quando você vai tomar um banho quente. Você não entra embaixo do chuveiro e liga a água, primeiro você testa a temperatura, opera os registros, tempera água, testa novamente e só quando ela está na temperatura ideal (ou seja, resultado esperado = resultado atingido) você entra embaixo e inicia o seu banho.

O TOTS foi descrito pelos fundadores da PNL, Richard Bandler e John Grinder, que almejavam um sistema que permitisse às pessoas alcançarem “programas” de sucesso em suas vidas.

O foco dos estudos de PNL, não foi a criação de coisas novas, mas sim a sistematização de comportamentos, pensamentos e ações que já fazemos, porém, muitas vezes de maneira inconsciente. Logo, se tornarmos essas atitudes mais conhecidas e conscientes, conseguimos interferir de forma mais assertiva nos nossos resultados.

Quer saber mais? Entre em contato conosco,aqui no site você vai encontrar a página do Practitioner de PNL, deixe o seu cadastro ali que será um prazer conversar diretamente contigo.

Um grande abraço e se quiser conversar, estou aqui à disposição! Daniel Cavalim Duarte.

Inscreva-se e Receba Novidades